2010-06-29

Mais sobre SEO

Escrevi recentemente sobre o tema, SEO, que para ser mais prático, estamos falando de como o Google funciona.

O Google tem como meta fazer com 90% das buscas sejam satisfeitas com links da primeira página de resultados, para que isto seja possível, deve mostrar sites que sejam relevantes para a busca do usuário.

São dois os principais fatores que influenciam:

  1. Pagerank: Cada página que linka para a sua dá um voto de confiança para o Google dizendo que sua página é relevante. Páginas mais votadas, tem um maior Pagerank e páginas com maior Pagerank tem votos com maior peso. Ou seja, é diferente você ter um link pra sua página vindo do Globo.com de ter um link do blog do seu vizinho.
  2. Relevância do conteúdo: Além do número de links, a sua estrutura “amigável” ao usuário fará o Google te dar melhores posições. Existe uma série de fatores técnicos que pode fazer seu site ter uma melhor colocação, mas tenha sempre em mente que todos esses fatores servem para seu usuário ter uma experiência relevante quanto entrar no site.

Há quem tente enganar o Google colocando links para seus sites em vários sites, copiando conteúdos de outros sites ou enchendo de palavras chave sem relevância. Até então não há provas de que isto traga resultados, os algoritmos do google devem tratar isto com facilidade.

Para auxiliar as empresas nessa área, existem empresas chamadas empresas de Search Engine Optimization (SEO- já escrevi sobre isto, clique aqui),. Basicamente o que elas fazem é aumentar o número de links para as páginas através de fóruns de discussão, comentários em blogs, etc. e alterar a estrutura do site para ele ser mais “amigável”. ´

O debate deve evoluir muito, pois aparecer na 1a página do google tende a ser a maior estratégia de marketing que uma empresa pode adotar no futuro. Conforme for encontrando mais sobre o tema, vou trazendo para este espaço, sempre sob o rótulo de SEO.

Fonte : Blog empreendedorismo

Dalbi

Nenhum comentário: