2010-06-24

SEO – Você ainda terá um…

SEO - Search Engine Optimization, acostume-se com este novo acrônimo, pois na velocidade em que as redes sociais, as mídias digitais estão ganhando o mundo corporativo, logo, logo precisaremos conhecer um SEO de perto.

1. Em poucas palavras, como o Google ordena os sites?
O Google classifica os sites, para determinada palavra-chave, baseado em 2 fatores:

- O conteúdo do site;

– Quão relevante é o conteúdo para a palavra-chave e quão original ele é? (copiar conteúdo de outro site não é benéfico para sua classificação);

- Quantos links apontam para o seu site vindos de outro site? Qual é o o texto nesses links ;

– Qual é a reputação dos sites que apontam pra você?

Comentário relevante : Conhecendo esta “regra” que blogueiros e internautas fizeram o fenômeno do “O maior mentiroso do Brasil”, via google. Para quem não conhece, basta entrar no google e buscar o texto “O maior mentiroso do Brasil”. Usaram destas regras conhecidas para fazer o google pensar que quando o texto fosse buscado, o melhor resultado fosse a página do nosso Presidente da República no Wikipedia.

2. O que faz uma empresa de SEO (Search Engine Optimization)?
Assim que o cliente e a empresa de SEO tiverem definido em que investir, a empresa trabalha em áreas mencionadas na pergunta 1 acima.

Uma boa empresa de SEO vai manter boas posições nas buscas, monitorar o retorno sob investimento do cliente constantemente e fazer sugestões de melhorias.

3. Qual as habilidades que um bom profissional na área de SEO deve ter?
As habilidades mais importantes estão nessas 2 áreas:

– Senso de negócios e um pensamento de mercado para analisar os casos de cada cliente

- Conhecimento técnico sobre como implementar o trabalho e manter os sites atualizados para as mudanças de requisições do Google.

4. O que o empreendedor já pode começar a fazer desde já para melhorar sua posição no Google?
Qualquer empreendedor pode evoluir baseado nos fatores que mencionei na pergunta 1.

Primeiro, escolha palavras-chave realistas: você não vai ficar na primeira página do Google para a palavra-chave “carros de luxo” a não ser que você tenha muito dinheiro para pagar a uma empresa de SEO, então comece pequeno, com algumas palavras-chave específicas para o seu nicho. Então, certifique-se que o seu conteúdo e o código do site tenham essa palavra-chave algumas vezes, de uma forma natural.
Depois disso, você começará a aparecer nos resultados só que não muito no topo, normalmente. Agora você precisa de links. Garanta links de via-única (não vale muita coisa linkar para um site de alguém que te linkou, Google vai achar que vocês são apenas amigos!). Garanta também que o texto nesses links contenha as palavras-chave que você pretende. Você pode conseguir links em fóruns, blogs, outras empresas que você conhece, associações de empresas etc. Apenas seja criativo e mantenha o trabalho.

Bem, ao final, são profundos conhecedores das tecnologias e mecanismos de busca, que ajudam você a ser achado, principalmente por saberem como te procuram.

Abraço,

Dalbi

Nenhum comentário: