2010-08-03

Os desafios de compreensão da cloud computing

Scott Stewart, CIO da Wilson HTM

Um cliente reagiu da pior forma possível quando disse que ia adotar computação em nuvem. Ele disse que se meu banco fizesse isso ele procuraria outra instituição

Muitas tecnologias têm surgido no cenário de TI nos últimos tempos, mas nenhuma é mais confusa ou mal entendida do que a computação em nuvem. Este novo modelo de entrega da tecnologia clama por padronização e por uma compreensão.

Na minha opinião, cloud computing representa, talvez, a maior mudança na forma como utilizamos a TI. E isso impacta diretamente na figura do CIO. Quem quiser sobreviver na posição precisa estar ciente do conceito e se preparar de forma adequada para analisá-lo.

Durante uma reunião, eu discuti sobre computação em nuvem com um grande cliente da minha empresa, que atua na área de venture capital e faz investimentos em TI. E aproveitei para contar que estava migrando parte dos softwares para a nuvem.

Sem hesitação, esse cliente me respondeu que se minha empresa, que é um banco de investimentos, "fosse para a nuvem”, fecharia suas contas e passaria a movimentar seu dinheiro e sua informação em outro lugar!

Claro que logo percebi que a minha gafe era porque estávamos falando sobre as diferentes 'nuvens'. Rapidamente expliquei que estava me referindo a um serviço de cloud seguro e privado. Só essa explicação já deixou meu interlocutor bastante aliviado e satisfeito.

Mas, sua primeira resposta à minha declaração um pouco ambígua forneceu alguns “insights” interessantes sobre essa conversa. Em primeiro lugar, os consumidores são tão sensíveis quanto à segurança de suas informações quanto são sobre a segurança de seu dinheiro. Em segundo lugar, qualquer discussão sobre computação em nuvem, invariavelmente, toca em um ponto: as dúvidas sobre segurança e privacidade na nuvem. E, finalmente, existe muita confusão e equívocos em torno do que significa o termo migrar para cloud computing.

Os reguladores dos bancos estavam tão preocupados com as questões de segurança e privacidade em cloud computing que resolveram mudar para restringir o envio de dados dos seus clientes offshore. Isso irá influenciar a forma como os bancos desempenham as suas estratégias em nuvens. Mas, certamente, não os impediram de adotar uma diretriz para essa tecnologia – e ao que parece bastante agressiva.

Antes de um CIO saltar para o movimento de nuvens, no entanto, ele deve primeiro compreender o que realmente é a cloud computing e como ele pode ser aplicada em sua organização, conseguindo fornecer um valor de negócio real. No entanto, a falta de definições sobre essa tecnologia dificulta isso.

Felizmente tem havido um esforço do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia, uma agência do Departamento de Comércio dos EUA, para desenvolver uma definição de padrão para cloud computing. O desenvolvimento dessas definições é um excelente passo na direção certa para a indústria.

No entanto, eu ainda achei que era um desafio para as empresas entenderem o conceito de computação em nuvem e o que pode ser implementado. O próximo desafio para os CIOs é a forma inteligente de trazer clareza para negócio sobre o conceito ainda nebuloso de computação em nuvem.

Um comentário:

Anônimo disse...

PRESS RELEASE

Informa reúne nove estudos de casos práticos em evento sobre Cloud Computing

Reunir grandes empresas que já utilizam as tecnologias de virtualização e cloud computing e mostrar vantagens e pontos críticos dos processos é a proposta da conferência que o Informa Group promoverá em São Paulo, nos dias 18 e 19 de agosto.

Serão apresentados nove estudos de casos práticos, de grandes empresas que atuam em segmentos distintos, como Ambev, Lojas Renner, Mackenzie, Azul Linhas Aéreas, Grupo Accor e Banco CSF.

Partindo de uma análise de Cezar Taurion sobre a maturidade do Cloud Computing com seus desafios e tendências, na abertura do evento, a conferência tem como diferencial reunir os principais executivos das áreas de TI de empresas dos mais diversos segmentos do mercado. Com este intuito, grandes empresas dos setores de serviços, indústria, educação, varejo, finanças, e transportes aéreos vão mostrar suas experiências com a virtualização e o cloud computing.

Ao longo dos dois dias, os participantes poderão compartilhar as experiências das Lojas Renner na adoção de aplicações em nuvem, na virtualização dos processos dentro do Banco Carrefour (Carrefour Soluções Financeiras), e com as soluções dos grupos educacionais Bom Jesus e Mackenzie para poder suportar um crescimento nos parques de servidores e desktops.

Com os investimentos em tecnologia como prioridade da Ambev, os participantes poderão acompanhar a apresentação de Sérgio Vezza, diretor de TI da maior plataforma de desktops virtuais do país, apresentando os benefícios para a empresa, os planos para 2010, prós e contras.

Enquanto o presidente da British Telecom, Sergio Paulo Galindo, desvendará o cloud computing e a transformação do modelo de gestão de TI, o gerente de tecnologia do Makro, Paulo Fernando Rodrigues, mostrará como a rede varejista (100% virtualizada) viu diversos de seus custos reduzidos graças à operação em thin clients e a entrada em cloud privada ainda em 2010.

Os principais desafios para a implementação da virtualização de sucesso serão analisados pelo gerente de produto Windows Server & Virtualização da Microsoft, Danilo Bordini. Um destes desafios também será detalhado na apresentação do estudo de caso da metalúrgica Iesa, que adotou um sistema de segurança da informação com soluções hospedadas em cloud computing.

Ao final de cada ciclo de palestras haverá um painel de debates para ressaltar as melhores práticas e os pontos críticos de cada processo. Esta estrutura de evento já é adotada com sucesso pelo Informa Group em outros setores há mais de 10 anos. A empresa está investindo em eventos na área de TI e já tem programados outros encontros para o setor ainda neste ano.

A conferência sobre Virtualização & Cloud Computing é uma iniciativa do Informa Group com o patrocínio da British Telecom (BT) e Microsoft. Informações no site www.informagroup.com.br/cloud ou na Central de Atendimento da IBC, pelo telefone 11-3017-6808 ou imprensa@informagroup.com.br

AGENDA:
Conferência sobre Virtualização & Cloud Computing
Dias 18 e19 de agosto de 2010.
Local: Hotel Gran Mercure Ibirapuera - Rua Joinville 515 - São Paulo - SP
Organização: Informa Group
Informações: 11-3017-6808 ou imprensa@informagroup.com.br
www.informagroup.com.br/cloud

- - - - - - - - -

SOBRE O INFORMA GROUP
O Informa Group está no Brasil desde 1996, atuando como catalisador de conhecimentos para o mercado empresarial, por meio de conferências, seminários e workshops para executivos em todos os setores da economia. Com sede em Londres, hoje o Informa Group plc (FTSE-250:INF) é líder mundial em informação empresarial. www.informagroup.com.br

CONTATO PARA IMPRENSA:

Marcelo Toledo - MTb 31.831
Tel.: 11-2966-8497 e
Cel.: 11-6492-2530
marcelo.toledo@ig.com.br
imprensa2@informagroup.com.br
www.toledocom.com

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: A participação de jornalistas no evento só será liberada pelo Informa Group com credenciamento antecipado. A política de imprensa do grupo está disponível no site www.informagroup.com.br