Triplicar as receitas em um período de cinco anos. Se a SAP Brasil ainda está apenas no início da caminhada rumo à transformação dessa meta em realidade, os resultados obtidos no primeiro semestre de 2010 indicam que esses primeiros passos já renderam alguns frutos.
A operação local foi a que mais cresceu na América Latina e representou 46% das receitas da região no segundo trimestre, com um crescimento no semestre de 125% nas vendas de software e de 65% nas receitas de software e serviços relacionados (SSRS), em comparação ao mesmo período de 2009.
“O Brasil está brilhando no mundo da SAP com a qualidade de seus resultados. Temos obtido respostas muito positivas do mercado em relação à proposta de valor da SAP, o que nos permitiu conquistar um número expressivo de novos clientes, além de ampliar nossa presença na nossa base atual de clientes”, afirma Luis César Verdi, presidente da SAP Brasil.
O grande destaque da subsidiária foi a conquista de 169 novos clientes, sendo que mais de 65% deles foram integrados à carteira da SAP Brasil no segundo trimestre, período em que a América Latina registrou a conquista de 300 novos usuários.
“Os números atestam a assertividade da nossa estratégia, tanto sob o ponto de vista de cobertura de mercado em diversos portes de empresas, como em termos de apostar em verticais variadas da indústria”.
Destaques verticais
Em relação às verticais, Verdi ressaltou o crescimento acima da média em alguns setores do mercado, como por exemplo, Varejo e Atacado, onde a operação alcançou uma elevação de 128% nas vendas, com as receitas se expandindo para além dos limites dos grandes players de abrangência nacional.
“Esse crescimento também foi motivado pelas redes regionais de supermercados e as pequenas cadeias de lojas e distribuição de alimentos, que estão buscando alavancar a boa expansão do consumo para crescerem mais. Para isso, elas precisam estar muito mais seguras nos seus processos administrativos, ter mais eficiência no Back Office e conhecer mais profundamente seus clientes”, explica.
Outros segmentos destacados pelo executivo foram Setor Público, que cresceu quase dez vezes em relação a 2009, e Serviços Financeiros, com 29,7%. Para Verdi, o índice registrado junto aos Bancos e Seguradoras se mostrou relevante pelo fato de ter ficado acima do crescimento da economia brasileira e por mostrar que a empresa está ganhando market share nesse mercado.
A análise mostra ainda um crescimento de 202% em Indústria Pesada – como Petróleo e Gás – e de 259,5% em Bens de Consumo, com grande participação das atividades relacionadas ao Agronegócio.
Desempenho das soluções
Em relação ao desempenho dos segmentos de atuação no segundo trimestre deste ano, a SAP Brasil alcançou um crescimento de 151% na venda de softwares para as Grandes Empresas e de 102% no campo das Pequenas e Médias Empresas (SME), nicho que ainda é um grande desafio para a companhia.
Já no campo específico das aplicações, a SAP Brasil registrou um crescimento no semestre de 100% nas soluções SAP BusinessObjects, que reúnem ferramentas de Business Intelligence; Governança, Risco e Compliance; e Gerenciamento de Desempenho Corporativo, entre outras plataformas.
De acordo com Verdi, outras soluções também obtiveram uma resposta positiva do mercado e vem ampliando a base de plataforma de inteligência de negócios da SAP, como o SAP CRM 7.0, lançado em 2009, e o SAP Business Process Consolidation (SAP BPC), utilizado para o planejamento e o acompanhamento da gestão orçamentária.
“Estamos ampliando a base de nossas soluções de inteligência de negócios e apostando em setores de alto crescimento. Todos os indicadores, retornos e resultados expressivos conquistados até agora só reforçam nossa estratégia e ampliam a convicção de que estamos no caminho certo”, conclui.
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