2010-07-29

As mentiras que a indústria conta sobre TI verde

Fonte : Bill Snyder

As preocupações das empresas com o meio ambiente não devem ser deixadas de lado, mas é importante averiguar se as medidas econômicas realmente surtem efeitos

Reduzir o consumo de energia e as emissões de carbono no meio ambiente são provavelmente as coisas certas que as empresas precisam fazer para o futuro do planeta, mas tenha algo em mente: a TI verde é uma poderosa ferramenta de marketing e as promessas de economia são parte da estratégia. Assim, os departamentos de tecnologia precisam ficar muito atentos ao discurso da indústria. Um exemplo: a quantidade de dinheiro que pode ser economizado com otimização de energia dos computadores, impressoras e similares é geralmente baixo. A redução gira em torno de dez dólares por ano no caso dos laptops.
Além disso, os benefícios financeiros obtidos com ações para economizar luz e ar condicionado nos escritórios são bem maiores do que os proporcionados com a compra de um PC com o certificado Energy Star – especificação da EPA (Agência Nacional de Proteção Ambiental dos Estados Unidos) para equipamentos com baixo consumo e energia.
Vale ressaltar também que quando um laptop ou desktop está no 'modo suspenso', todo o seu trabalho está salvo na memória, mas os discos rígidos param de girar, a tela está escura e o microprocessador está parado. Como resultado. Com isso, o consumo de energia cai drasticamente.
Um computador completamente ativo fabricado nos últimos dois anos utiliza 60 watts de energia, mas consome apenas 3 watts enquanto está suspenso. Laptops, por sua vez, já usam menos energia, cerca de 20 watts, e o índice no modo suspenso cai para cerca de 2 watts segundo o pesquisador da Lawrence Berkeley Nation Library, Bruce Nordman.

Faça as contas

Para calcular o uso de energia, multiplique os watts pelas horas de uso; divida o resultado por 1000 para calcular os kilowatts hora e multiplique isso por 10 centavos de dólar para ter o custo médio da eletricidade no mercado norte-americano. Faça o mesmo cálculo para o modo suspenso, mas lembre-se: sua máquina não estará assim 24 horas por dia. Vamos supor que você a deixe suspensa 16 horas por dia. O resultado: economia anual de 10 dólares. É isso mesmo, anual. As reduções de custo de um desktop são maiores, mas não passam de 33 dólares anuais.
Enquanto isso, protetores de tela não economizam energia; eles desperdiçam. Isso porque, esses designs e animações bonitos utilizam força de processamento, que por sua vez requer eletricidade.
A ideia não é deixar de colocar os computadores neste modo de espera. Você deveria fazer isso, porque não há motivos para desperdiçar energia. Mas é importante saber que a economia representa algo muito pequeno nas contas mensais de energia elétrica.

Nenhum comentário: