2011-11-29

Você já sabe como integrar o iPad à estrutura de TI?

Fonte : Pedro Bicudo, da TGT Consult

O CIO precisa estar preparado para os aficcionados em tecnologia que, certamente, irão aparecer na empresa com um desses “brinquedinhos”

A chegada do iPad ao mercado coloca à prova uma pergunta de cunho prático: como integrar essa novidade à estrutura de TI da empresa? Que esse produto se tornou um sonho de consumo para muitos, isso não há a menor dúvida. Porém, ainda há sérias questões sobre a aplicação prática no negócio.
Numa avaliação fria sobre a relação a ser estabelecida, o iPad está mais para uma TV do que para um microcomputador. Tudo isso porque há uma grave limitação de memória, ausência de entradas USB, não é multitarefa, não roda Flash e precisa de um PC para ligar e configurar o iPad da primeira vez.
Mas é preciso estar preparado para os aficcionados em tecnologia que, certamente, irão aparecer na empresa com um desses “brinquedinhos”. Afinal, já aconteceu com o iPhone, certo? Dessa forma, deve-se avaliar a política de uso desse equipamento nas corporações. 
Aliás, a procura pelo iPad é tamanha que a Apple optou por adiar o lançamento mundial do produto para abastecer o mercado interno dos Estados Unidos. Foram vendidos 500 mil unidades em uma semana! Como das outras vezes, a estratégia da Apple é muito focada no mercado norte-americano e demora uma eternidade para atender o Brasil, portanto, não espere que eles possam te ajudar com o iPad na sua empresa.
Mas, chega de dizer não...
A resposta tradicional do CIO diante da incerteza tem sido dizer não. Proibimos o uso dos telefones celulares particulares para uso corporativo; mas muitos usam. Proibimos o uso do Blackberry e do iPhone; e hoje a maioria das empresas dá suporte precário ao email nesses produtos. Proibimos o acesso às redes sociais, mesmo assim os usuários encontram um jeitinho de acessar. Será que adianta proibir? Será que seremos ignorados? Já é tempo de mudar.
Por que isso ocorre?
1)    A Cauda Longa. Se ainda não entendeu a teoria lançada por Chris Anderson, uma rápida pesquisa no Google vai ajudar. Pense na calça jeans dos anos 70: um modelo para milhões de consumidores; enquanto que hoje existem milhões de modelos para milhões de consumidores. Saímos do mercado de massa de um-para-muitos para um mercado de muitos-para-muitos. Isso começa a ter reflexos na TI: não dá mais para atender a empresa com um sistema para muitos usuários (como o ERP). Você agora precisa ser capaz de fazer uma TI que entregue vários sistemas para os usuários (várias soluções especialistas). O iPad é uma solução de aplicação limitada e específica, não é para todos, mas muitos vão usar.

2)    SaaS. Além de prover vários sistemas aos clientes, eles também vão contratar serviços diretamente na web, sem consentimento do CIO (o usuário vai te avisar, mas não vai pedir sua permissão). Já está acontecendo. Soluções baseadas em SaaS (software como serviço) vão aparecer para serem usadas no iPad, mesmo que o CIO não queira.

3)    Cloud Computing. Você não terá mais um data center. Ele será um serviço na nuvem. Você ainda tem medo disso? Ainda acha que vai ser mais caro? Ainda acha que o risco é alto? Mas já está acontecendo. É só uma questão de tempo para que você use também (ou pensando bem, você usa o YouTube, não usa? Isso é cloud computing também).

4)    Computação será Pessoal. Vários pesquisadores têm publicado suas estimativas de que os usuários vão ser os proprietários dos equipamentos de TI. O celular foi só o começo. Em breve, ao contratar o funcionário você vai avisar: não se esqueça de trazer seu PC no primeiro dia de trabalho. Não acredita? Pois já está acontecendo. O iPad será mais um desses equipamentos comprados pelo usuário com o salário dele, mas que você vai dar suporte. Há vantagens nisso, acredite. Há desafios também. Claro!
Para quem está em TI há mais de dez anos isso tudo parece uma loucura. É mesmo. Mas está acontecendo e precisamos nos adaptar a isso. Como? Você precisa implementar SOA e precisa melhorar suas habilidades para contratar serviços, gerenciar projetos e, principalmente: precisa parar de dizer não! Afinal, a negação da realidade não evita que essas coisas aconteçam.


Copyright 2010 Now!Digital Business Ltda. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário: