2011-10-26

CIOs precisam repensar departamentos, diz Gartner

Prevendo “tempos incertos” na economia, instituto aposta em orçamentos enxutos de TI e trabalho conjunto entre CIOs e CMOs.

Por PATRICK THIBODEAU, DO IDG NEWS SERVICE

O instituto de pesquisas Gartner vê uma nova recessão chegando que vai levar a uma redução de orçamentos de TI ao mesmo tempo em que a tecnologia tenderá a migrar cada vez mais para mobilidade, computação colaborativa e social media. A previsão foi feita esta semana, em Orlando (Flórida), durante o evento anual Symposium/ITxpo. Segundo Gene Hall, CEO do Gartner, os dados apontam para tempos incertos, a começar pela economia mundial.

"Uma segunda recessão está por vir”, disse Peter Sondergaard, chefe de pesquisas global do Gartner, mencionando que o impacto sera diretamente sentido pelos orçamentos do ano que vem. Os analistas do instituto cobram dos CIOs que “repensem” seus departamentos e se preparem para um “mundo pós-moderno” no qual imperam a informação, mobilidade e colaboração. Vencedoras serão as empresas que conseguirem, segundo Sondergaard, colocar seus clientes no centro do design e conseguir engajá-los pela simplicidade no relacionamento, turbinado pela proliferação de equipamentos não-PC.
No ano passado, menos de 20 milhões de tablets foram vendidos, mas o Gartner estima que em 2016 mais de 900 milhões de tablets estarão em uso – um para cada oito pessoas em todo o mundo. Em 2015, o Gartner acredita que o desenvolvimento de aplicativos móveis para smartphones e tablets vai superar os aplicativos para PCs da ordem de quatro para um.
Usuários vão exigir um nível alto de interação com as empresas e caberá a elas entregar experiências contextuais que vão incluir saber a localização geográfica do cliente, interesses e preferências de compras, assim como os consumidores, de seu lado, vão entrar nas redes sociais em busca de sugestões e conselhos de outros consumidores.
Tais mudanças terão um impacto direto no orçamento de TI, particulamente no que diz respeito ao uso de redes sociais pelas areas de marketing das empresas. “Seu CMO (diretor de marketing) deverá ter um orçamento de TI maior que o seu”, diz Sondergaard. A “destruição criativa”, segundo Tina Nunno, analista do Gartner, fica por conta dos CIOs encontrarem meios de derrubar barreiras internas na organização e conseguir formatos de “inovar em conjunto. Destruam o perfeccionismo e abraçem o risco calculado”, diz Tina.

Nenhum comentário: