Fonte : Decision Report - Bruno do Amaral
Com o mercado da Tecnologia da Informação em expansão, não é de se estranhar que o Brasil ocupe um lugar importante na América Latina e no mundo, atraindo a atenção para investimentos em infraestrutura e serviços. Foi o que ocorreu de fato com a CA Technologies, empresa de software e soluções de gerenciamento em TI, que vê no país um local para boas oportunidades de investimento e um ambiente forte.
"Os consumidores brasileiros estão adotando nossas tecnologias mais rápido do que o restante do mundo", diz Kenneth Arredondo vice-presidente e gerente Geral da CA para a América Latina. Valendo-se de números concretos do balanço fiscal da empresa divulgado em março, o executivo norte-americano garante que o país é um forte mercado para a companhia, correspondendo a um terço da movimentação para a América Latina.
Mesmo em relação a outros países em desenvolvimento, como os do bloco BRIC (ou seja, Brasil, Rússia, Índia e China), estaríamos em uma posição diferenciada. "Há uma tradicional e óbvia diferença entre essas nações, mas vemos o Brasil como uma das que mais nos apóiam no mundo", afirma, citando inclusive o período de crise mundial em 2008. Segundo Arredondo, o país saiu praticamente ileso por conta de uma blindagem forte: a demanda interna, que possibilitou a proteção do mercado.
"Para mim, o Brasil é o primeiro no BRIC não só na sigla, mas também na força da economia, uma das mais importantes do mundo", diz. "O crescimento na infraestrutura é maior do que de vários países da Europa", assegura Arredondo. O executivo diz que a CA está investindo no país, adicionando "25% mais pessoas em relação ao ano passado", criando inclusive um escritório em Porto Alegre.
Além disso, o Brasil está em um contexto na América Latina, onde a CA afirma ter tido "fortes resultados de dois dígitos" em novos produtos e transações com clientes. "No último ano fiscal, 90% das transações ficaram acima dos milhões de dólares", afirma o executivo. "Por isso, o que estamos trazendo a esse mercado está refletido no fato de nossos consumidores estarem comprando novas tecnologias para o negócio deles", diz, garantindo que estão entregando à região soluções compatíveis, principalmente realizando negócios com novos clientes.
Para 2012, Kenneth Arredondo prevê um crescimento ainda maior, com foco em virtualização, redes virtualizadas, Cloud Computing e no mainframe. A empresa está também implementando um sistema de vendas e acompanhamento de clientes após a compra de produtos, permitindo manter "uma camada de contatos" dentro do ambiente corporativo e com clientes, buscando fidelização. Outro foco está na substituição de soluções, colocando produtos próprios para "ajudar o cliente na troca".
"O futuro que vejo para o Brasil é brilhante", diz Arredondo. "A América Latina também é um dos mercados mais fortes que temos, e temos bons investimentos na região", assegura. "Estamos comprometidos em assegurar que [os países do continente] tenham a atenção que merecem", afirma o executivo, explicando sobre a prioridade que o bloco está recebendo em relação ao resto do mundo. "Estamos focados com nosso time", finaliza.
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