2010-12-27

Redes sociais vão tomar o lugar do e-mail nas corporações

Relatório do Gartner aponta que, em quatro anos, 20% dos usuários corporativos terão as redes sociais como principal meio de comunicação.

Se você se descobrir usando o Facebook para enviar mensagens de trabalho a seus colegas, não estranhe – você não está sozinho. Analistas do Gartner analisaram o impacto de negócios e as oportunidades de novos recursos de colaboração móvel durante o Gartner Symposium / ITExpo 2010.

De acordo com um novo relatório divulgado por eles, 20% dos usuários corporativos usarão as redes sociais como seu principal meio de comunicação profissional em 2014.

O Gartner afirma esperar que os serviços de e-mail corporativo, como os da Microsoft e da IBM, ofereçam em breve a integração com sites de redes sociais, o que daria aos usuários acesso a seus e-mails, contatos e agendas a partir de sua plataforma favorita de rede social.

E mais. A Gartner acrescenta que as listas de contatos, agendas e programas de mensagens instantâneas dos smartphones serão capazes de se conectar com plataformas de redes sociais já em 2012.

“A divisão rígida entre e-mail e rede social cairá por terra”, disse a analista Monica Basso, da Gartner. “O e-mail vai incorporar recursos de mídia social... Ao passo que as redes sociais desenvolverão recursos ricos de e-mail.”

A Gartner também prevê que esses novos serviços de e-mail com recursos de rede social migrarão cada vez mais das redes internas para a computação em nuvem. Até o fim de 2010, a Gartner projeta que 10% das contas corporativas de e-mail estarão na nuvem, mais que os 7% de 2009.

Do ponto de vista dos fornecedores, o mercado de e-mail e colaboração móvel está se consolidando em torno da Microsoft e da Research In Motion (RIM), líderes no segmento. O Gartner prevê que até 2012, a RIM e a Microsoft deverão possuir 80% do mercado de software empresarial sem fio com relação a e-mail.

Comunicação e colaboração são críticos para o sucesso do negócio, e qualquer organização deve investir nessas áreas para prosseguir a mudança organizacional e do trabalho para o estilo inovador de colaboração móvel. "Mesmo em uma recessão econômica, a inovação de processos é um imperativo para qualquer organização para se preparar para recuperação e novas mudanças", disse Basso.

"A realidade é que a colaboração móvel irá aumentar para todas as categorias de trabalhadores e as organizações podem assumir a liderança, ou ser conduzida por seus usuários", afirma ela. "As organizações mais progressistas não terão medo de explorar as comunicações inovadoras. Modelos de colaboração ativado por novos dispositivos e serviços sociais permitem aos seus funcionários gerar idéias inovadoras, através da experiência de uso desses dispositivos."

Nenhum comentário: