2010-07-07

SAP Calibra o Foco

SAP quer liderar aplicações financeiras . Todas indústrias gostariam de ouvir isto, no mínimos aponta o foco.

Moacir Drska

Dentro do planejamento que visa duplicar sua operação no Brasil até 2015, uma das principais apostas da SAP para atingir esse objetivo é o investimento nas iniciativas desenvolvidas junto ao segmento de Serviços Financeiros, uma das verticais eleitas como estratégicas pela empresa no país.

“Esse segmento sempre foi um dos focos globais da SAP e isso está sendo reforçado aqui no Brasil, pois o mercado local é muito atrativo para a corporação, em virtude de ter superado a crise com mais solidez e velocidade do que outros centros e também por suas ótimas perspectivas de crescimento”, explica Guilherme Bujes, diretor da vertical de Serviços Financeiros da SAP Brasil.

Ao lado desses aspectos positivos, Bujes destaca ainda o fato do mercado de soluções financeiras estar em um momento de transição, com o progressivo abandono das práticas tradicionais dos bancos de utilizar na maior parte das vezes apenas ferramentas desenvolvidas internamente.

“O mercado está amadurecendo bastante e estamos em um momento de renovação do parque de aplicações. Não existe nenhum líder claro no segmento e por outro lado, há muitos fornecedores de nicho, bastante especializados. Dessa forma, estamos investindo forte nessa área e desenvolvendo novas soluções para atender às demandas do setor”.

Ciclo completo

No desenho do mercado de fornecedores para a vertical, Guilherme Bujes destaca que um dos pontos-chave da SAP para se diferenciar e ampliar sua participação é o fato da empresa contar com um portfólio cada vez mais abrangente, com capacidade de atender ao ciclo completo do setor financeiro, da parte transacional às questões analíticas.

“Éramos muito focados na área operacional e de suporte e agora estamos direcionando os esforços mais para o core das operações financeiras, o que inclui ações como gestão de empréstimos, de conta corrente e de riscos, aplicações de Business Intelligence e soluções analíticas de IFRS”.

Hoje o portfólio da companhia para o setor inclui as plataformas SAP for Banking e SAP for Insurance, além das soluções de ERP, CRM e todo o pacote SAP Business Objects.

O executivo também ressalta que a SAP está trabalhando para deixar mais atraentes algumas dessas aplicações e que no campo específico de soluções ofertadas ao mercado de Seguradoras, a aposta está em fatores como gestão de sinistros e de comissões, e pagamento de resseguro.

On device, on demand e in memory

No direcionamento para aprimorar as soluções e ofertas do portfólio, Bujes acredita que a compra da Sybase, anunciada no último mês de maio pela SAP, auxiliará a companhia a acelerar algumas premissas de sua estratégia global, como as ofertas on device e on demand, também no segmento financeiro.

“A adoção de recursos e ferramentas de mobilidade é uma tendência em crescimento entre as instituições financeiras aqui no Brasil. Nesse sentido, a Sybase nos ajudará a ampliar a presença em soluções para dispositivos móveis e cloud computing”.

Na visão do executivo, outro elemento que deve ser impulsionado com a incorporação da Sybase e que trará benefícios para a oferta de Financial Services é o desenvolvimento de inovações no campo da computação in memory, tecnologia que hoje já está disponível em soluções como a SAP BO Explorer.

“Ao invés de utilizar bancos de dados tradicionais, essa tecnologia permite armazenar os dados em memória e processá-los diretamente, o que traz ganhos consideráveis em velocidade e disponibilidade das informações. No âmbito analítico, já temos plataformas que utilizam esse conceito. Queremos agora estender esses recursos para o lado transacional e trazer mais flexibilidade para essas aplicações”, conclui Bujes.

Nenhum comentário: