2010-07-21

81% dos CIOs têm como prioridade gerar valor ao negócio

Até aí nenhuma novidade, mas um reflexo da nova postura está no fato de que empresas, como a britânica Tesco, estão promovendo esses executivos a CEOs.

Com o intuito de se adequar à retomada do crescimento da economia mundial, os departamentos de TI das organizações deixaram de focar no corte de custos para buscar formas de fazer com que a tecnologia traga resultados concretos. A conclusão é da consultoria KPMG, a qual levantou que 81% dos CIOs ao redor do mundo têm como prioridade os projetos que impactem de forma positiva nos negócios.

Essa mudança de postura representa uma oportunidade para que o CIO se destaque na organização, segundo a consultoria. Como reflexo, a companhia inglesa de varejo Tesco anunciou que o diretor internacional de TI do gupo, Philip Clarke, será promovido a CEO da empresa ainda este ano. “O grupo usou a tecnologia da informação para entender os seus consumidores e, dessa forma, cresceu como um negócio”, avalia o consultor da KPMG Bryan Cruickshank.

Para o consultor da KPMG, o caso serve apenas para ilustrar as mudanças nas atribuições e na importância do CIO. Contudo, ele alerta que isso exigirá dos profissionais um conhecimento mais aprofundado de negócios, inclusive para entender qual tecnologia pode ser mais aderente a cada momento

Essa nova postura dos CIOs terá também impacto direto nos fornecedores de produtos e serviços de TI, prevê a consultoria. Isso porque, eles serão obrigados a adequar suas ofertas às demandas por resultados. Além disso, os líderes da área de tecnologia passarão a valorizar mais as pessoas do que as tecnologias.

Fonte : Computer World

Nenhum comentário: